VAZAMENTO EM TELHADO DE FIBROCIMENTO

Olá pessoal,

Hoje falaremos sobre vazamento em coberturas com telhas em fibrocimento.

Atualmente, grande parte dos edifícios residenciais estão sendo construídos com o sistema de cobertura em telhas de fibrocimento. Isto se deve, por este ser um material que traz uma maior viabilidade ao projeto por ser mais econômico, trazer maior agilidade na montagem, relativamente leve e que portanto, vence vãos maiores que outros materiais.

Porém, alguns fatores são determinantes para que este telhado seja funcional e evite vazamentos ou outros vícios, como por exemplo:

  1. A estrutura de suporte às telhas, madeiramento ou metálica, deve ser corretamente calculada e distribuída de forma que as telhas não “flambem”  e possam se quebrar.
  2. A inclinação das águas deve estar de acordo com o projetado para se evitar refluxos em chuvas de vento;
  3. O remonte/transpasse das telhas deve seguir as recomendações do fabricante da mesma;
  4. As telhas devem estar parafusas e os parafusos devem estar vedados;
  5. Possíveis cortes para passagem de respiros entre outros, devem estar devidamente vedados com material resistente.

OBS: Caso a estrutura seja em madeira, esta deve ser tratada contra ataque de cupins.

Ainda mais importante, são os rufos e calhas que estão entre os principais problemas de vazamentos em telhados. Estes devem ser bem dimensionados e muito bem vedados com material selante e resistente, como PU/ Mastique/Veda Calha e etc., devido as intempéries que sofrem ao longo da vida útil.

OK! Mas ai você vai nos perguntar, meu telhado foi entregue em ordem, mas após 2 anos passou a vazar, o que posso fazer?

Bem, se o problema de seu telhado não é estrutural nem executivo, provavelmente será de falta de manutenção, então aqui seguem algumas dicas pra você deixar seu telhado estanque.

  • Em épocas de chuvas mais intensas recomenda-se verificar a limpeza das calhas semanalmente, estas podem transbordar com a presença de folhas, lodos e outras sujeiras;

20160113_150501-copy

  • A cada 6 meses, indica-se fazer uma inspeção da integridade das telhas, rufos e calhas, caso encontre alguma falha no vedantes, o trecho deve ser imediatamente substituído, afim de evitar infiltrações indesejadas;20170217_104102-copy
  • Anualmente verifique a integridade estrutural dos componentes. Refaça as vedações necessárias, trate fissuras nas platibandas, substitua telhas com trincas e mantenha as calhas e prumadas limpas.

Mas atenção, por se tratar de trabalho em altura, o profissional deve ser capacitado e treinado para tal atividade. O mesmo deve ser certificado na NR-35 e utilizar os EPI’s necessários. Na dúvida é sempre aconselhável que se contrate uma empresa especializada.

O ideal, é que se crie um plano de manutenção específico, que atenda às recomendações dos fabricantes, as diretivas da ABNT NBR 5674 e normas específicas do sistema, assim você sempre manterá o sistema em funcionamento e evitará gastos extraordinários.

Se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário ou faça contato conosco!

Equipe Feitor Engenharia.

 

Um comentário em “VAZAMENTO EM TELHADO DE FIBROCIMENTO

  • 16 de maio de 2019 em 16:27
    Permalink

    Olá, boa tarde!
    Uma boa pintura pode ajudar na impermeabilização e qual a tinta recomendada para a pintura das telhas fibrocimento ou eternit.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *