LAUDO TÉCNICO

A elaboração de laudos de engenharia é um dos principais segmentos da Feitor Engenharia que através de seus profissionais redige pareceres técnicos baseados na legislação brasileira, normas técnicas vigentes e boas práticas construtivas.

Ok, mas vocês devem estar se preguntando o que é exatamente um laudo de engenharia e quando pode precisar de um?

O laudo é uma importante ferramenta da engenharia e trata-se de um documento redigido por profissional habilitado que expressa detalhadamente o parecer técnico que o mesmo obteve através de fatos e dados analisados, em geral, através de uma vistoria prévia.

A redação do laudo é norteada pela NBR 13752 – Perícias de engenharia na construção civil que prescreve diretrizes para apresentação de laudos e pareceres técnicos e também por orientações do IBAPE (INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA).

É importante que o laudo seja:

  • Claro;
  • Objetivo;
  • Conciso;
  • Preciso;
  • Conclusivo;
  • Correto;
  • Escrito em linguagem técnica.

Itens que devem compor o laudo:

  • Solicitante;
  • Objetivo;
  • Objeto;
  • Dados da vistoria (quando o caso);
  • Constatações ou Verificações;
  • Análises e Fundamentações (quando o caso);
  • Relatório Fotográfico;
  • Respostas aos Quesitos (quando o caso);
  • Conclusões.

4      2   3

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com a Lei Federal 5194/66, podem realizar estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica, engenheiros e arquitetos devidamente habilitados. E para que se tenha valor legal, as perícias de engenharia na construção civil devem ser acompanhadas da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), conforme estabelece a Lei nº 6496/77.

Algumas das situações em que você irá precisar de laudos de engenharia:

– Parecer Técnico: Este é o mais comumente procurado entre os laudos. O mesmo é elaborado por especialista representante da parte, conhecido como assistente técnico, e visa elucidar dúvidas construtivas, defeitos e suas causas e orientar quanto à correções e responsabilidades. Este parecer pode ser utilizado extrajudicialmente ou ainda evoluir para causa judicial.

– Parecer Divergente: Casos, normalmente judiciais, em que umas das partes tenham realizado um laudo técnico e que a outra parte encontre pontos discordantes, assim gerando um novo laudo sob a ótica de outro profissional habilitado.

– Relatório Técnico: Documento simplificado, utilizado por pessoas que buscam apoio técnico para solucionar impasses construtivos extrajudicialmente.

– Laudo de Reforma: Conforme NBR 16280, a partir de 2014 tornou-se obrigatório a execução de laudo e recolhimento de ART por profissional da área para as reformas que alterem as características originais da construção.

– Laudo de vizinhança: Normalmente contratado por construtoras que realizam um estudo do entorno antes de iniciar uma nova obra. O principal objetivo deste laudo é documentar a situação dos imóveis para que posso se averiguar se a construção gerou algum impacto sobre as mesmas.

– Laudo de entrega ou recebimento de obra: Solicitado por construtoras ou condomínios para se avaliar a qualidade de todos os itens da construção logo de sua finalização. Comumente este laudo é acompanhado por um plano de manutenção preventiva para que se garanta a vida útil projetada para a edificação.

– Laudo Técnico Judicial: Este, que na área de Engenharia Legal, é realmente reconhecido como “laudo”, é elaborado por um perito nomeado por um juiz. O objetivo deste, é trazer embasamento técnico para a decisão do juiz sobre um caso construtivo. No caso deste laudo, o perito ainda responde por quesitos (perguntas) realizadas afim de se trazer clareza ao caso e elucidar as responsabilidades.

Algumas outras modalidades ainda são possíveis na área intelectual da engenharia, mas neste breve post já é possível verificar o quão importante e abrangente a área de Laudos Técnicos é.

6   5   7

 

 

 

 

 

 

 

Se você tem dúvidas construtivas ou se identificou com algum dos itens relatados entre em contato e saiba mais sobre as opções diferenciadas que a Feitor Engenharia pode te oferecer!

Atenciosamente,

Equipe Feitor Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *