FACHADAS DE EDIFÍCIOS E SEUS DEFEITOS PRECOCES

Olá!

Hoje falaremos sobre fachadas de edifícios e explanaremos sobre os defeitos que estas estão apresentando, muito precocemente.

A fachada nada mais é do que o lado exterior que compõe as faces de um edifício. Embora considere-se a face frontal a mais importante, a fachada é composta pelo todo. E é por ter esta definição, que este sistema se torna um dos mais importantes de uma edificação, pois afinal, e ele que vai dar a “cara” do local, ou seja, aquela tal primeira impressão que fica. Assim, de nada adianta comprar um apartamento de alto padrão, se a fachada estiver envelhecida, pois ela afetará diretamente o valor do bem, ou até mesmo a liquidez no caso de venda.

Existem fachadas com os mais variados acabamentos, como por exemplo, pintura/argamassados (tinta, textura, grafiato), acabamento cerâmico (porcelanato, pastilhas, Gail), vidro, madeira, pedras, concreto aparente, tijolinho, aço corten, placas de ACM, etc…

hah-2

Bem, infelizmente, não tem sido incomum ver fachadas com menos de 5 anos em situação precária, e para explicar isto, primeiramente é preciso explicar os processos que envolvem a execução deste sistema e lembrar que, em geral, a construção civil é um processo artesanal. Falhas, acontecem.

Citaremos as principais etapas do processo construtivo de fachadas e alertaremos que em todas elas pode ocorrer algum tipo de erro.

  • PLANEJAMENTO: definição dos materiais, custos, etc.
  • PROJETO: nem todos executam, mas é de suma importância, para que se analise os alívios de pressões através de juntas de dilatação, por exemplo.
  • MATERIAIS: apesar do controle de qualidade que existe nas fabricas, seja de revestimentos, vidros, tintas, estes também são passíveis de erros.
  • EXECUÇÃO: aqui a ocorrência de erros é mais provável, pois nem sempre são realizados os procedimentos de preparo, traço, cura, aplicação, ente outros.
  • USO/MANUTENÇÃO: Esta etapa também é complicada, pois são associados falta de conhecimento do responsável, alto custo de manutenção e até mesmo negligência.

Independente da etapa em que a falha ocorreu, é bom lembrar que este é um sistema muito exigido por agentes degradantes como variações dimensionais cíclicas (variações de temperatura), exposição a intempéries (incidência de raios U.V., chuvas, ventos), exposição a agentes agressivos (agressividade do meio em relação a gases) e que isto se não considerado deste a primeira etapa do sistema, trará sérios problemas no futuro. Assim, recomenda-se que os construtores passem a desenvolver projetos de fachadas detalhando não só a arquitetura das faces, mas também os processos e particularidades em relação ao acabamento escolhido. Especificando os produtos e procedimentos de acordo com as características locais. Já existem algumas normas brasileiras de apoio, mas no Brasil o assunto ainda caminha lento e necessita de mais estudos e aprofundamento.

normas

As principais manifestações patológicas encontradas nas fachadas atualmente são:

1-1-1

2-2-2-2

3-3-3-3

Aqui, não foi nossa intenção falar especificamente sobre um determinado acabamento, mas em breve, aprofundaremos mais sobre os tipos de acabamentos e suas manifestações patológicas.

Por hora, indicamos estes livros para leitura complementar.

livros

Até a próxima.

Equipe Feitor Engenharia

 

Um comentário em “FACHADAS DE EDIFÍCIOS E SEUS DEFEITOS PRECOCES

  • 1 de novembro de 2018 em 14:35
    Permalink

    Prezados Senhores, bom dia!
    Meu nome é Roberto Bonadio e sou vendedor técnico da SELABRASIL. A SELABRASIL distribui selantes a base de PU para Juntas de dilatação, calhas, rufos, fixação de cubas, fechamentos de sacadas com vidros, etc. Nossos produtos são fabricados pela QUALITÁ DO BRASIL e estão presentes em diversos Países da América do Sul e Europa, o que por si só atesta sua excelência em qualidade.
    Temos produtos com Shore que varia de 30 até 60 e contam com GARANTIA CERTIFICADA de 10(dez) ANOS, (MS CONSTRUÇÃO) ou 5 (cinco) ANOS ( PU 40 / PU CONSTRUÇÃO) podendo ser fornecidos na cor desejada ou podem receber qualquer tipo de pintura. A SELABRASIL conta com ótimas condições de comercialização. Faça um contato conosco ou solicite uma visita para dirimir dúvidas e ou solicitar amostras.
    SELABRASIL! PARA QUEM QUER DIMINUIR CUSTOS, SEM ABRIR MÃO DA QUALIDADE!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *